O Sindicato do Comércio Varejista de Araçatuba e Região – SINCOMERCIO cumpriu mais uma obrigação importante: foi assinada hoje a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2024-2025, estabelecendo o reajuste salarial dos comerciários, bem como as cláusulas adesivas como o Regime Especial de Piso Salarial, funcionamento do comércio nas datas especiais e feriados, além de outras cláusulas econômicas e sociais, que traz segurança jurídica para empresas.
O índice de reajuste foi de 5%, tema principal das discussões das negociações, que representou um ganho real para os salários um pouco acima da inflação, que de uma forma é positivo, considerando que aumenta o poder de compra dos empregados, que retorna para o comércio que fatura mais.
A data-base da categoria é 1º de setembro. A inflação apurada pelo INPC/IBGE nos doze meses anteriores foi de 3,71%, a negociação girava em torno de 4,71%. Entretanto, outros centros importantes de todo o Estado de São Paulo, os sindicatos fecharam com o índice de 5%, que foi acompanhado pelas demais entidades que ainda não haviam fechado as negociações.
Foi aprovada em assembleia geral, e inserida na convenção coletiva a Contribuição Assistencial Patronal, cujo recolhimento é muito importante para as empresas, para o fortalecimento da categoria e custeio das negociações, que traz tranquilidade ao empresário, que sobremaneira vem atender os interesses das empresas e sobretudo, minimiza os conflitos trabalhistas entre as classes capital e trabalho. As empresas que se oporem ao pagamento, esta, perderá o direito de se utilizar das cláusulas adesivas, e dos benefícios dos convênios firmados pelo sindicato e a assistência jurídica gratuita.
A integra da Convenção Coletiva de Trabalho 2024-2025 está disponível no site: www.sincomercioata.com.br