CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO DOS COMERCIÁRIOS 2024-2025

O Sindicato do Comércio Varejista de Araçatuba e Região – Sincomércio, representante das empresas do comércio varejista em geral, representado pelo seu Presidente Gener Silva, comunica que tem participado ativamente das discussões para negociação da Convenção Coletiva de Trabalho 2024-2025, cuja data-base é 1º de setembro, que deve definir os novos pisos salariais.

Essas discussões já vêm ocorrendo há alguns meses, já foram realizadas várias reuniões, entretanto, até a presente data ainda não foram finalizadas e concluídas as negociações, considerando que esse processo é complexo e, as vezes demorado.

Informamos que a Convenção Coletiva de Trabalho anterior, continua vigendo, exceto as condições econômicas, especialmente o reajuste salarial. Em face das peculiaridades do processo negocial, podendo se prolongar por alguns meses,  sabemos que esse atraso causa transtornos aos empresários e, para se evitar o acumulo do passivo trabalhista (pagamento das diferenças salariais), recomendamos a aplicação do índice do INPC/IBGE apurado no período setembro/2023 a agosto/2024, cujo percentual acumulado é de 3,71%(três vírgula setenta e um por cento). Não só por ser pertinente, mas por ser razoável, sugere às empresas representadas que adiantem aos seus empregados, para futura compensação, ou parte desse percentual (metade), a título de “antecipação de reajuste salarial da data-base”, ou outra identificação similar.

Evidente que se trata de recomendação, não obrigando as empresas, de forma alguma, a adotar referido índice como parâmetro, ficando ainda, a critério das empresas conceder ou não a referida antecipação. Esclarece ainda, que o Sincomércio e o Sincomerciários estão realizando as tratativas e dialogando a respeito da Convenção Coletiva de Trabalho 2024-2025.

O SINCOMÉRCIO reafirma seu compromisso de seriedade nas negociações ora em trâmite, mantendo-se aberto às discussões com o fim da celebração da Convenção Coletiva de Trabalho 2024-2025. Araçatuba, 20 de setembro de 2024. Gener Silva – Presidente