Varejo de Araçatuba e região projeta aumento nas vendas de dezembro impulsionado pelo Natal e pagamento do 13º salário

  • Post category:Sem categoria

O comércio varejista de Araçatuba e Região (Sincomércio), projeta um dezembro de forte aquecimento nas vendas, impulsionado pelas compras de Natal e pelo pagamento das parcelas do 13º salário.  A expectativa dos lojistas é de crescimento significativo em torno de 5% à 10% em relação ao mesmo período do ano anterior, mantendo dezembro como o período mais importante para o faturamento anual do setor.

Segundo projeções do Sincomércio, com o reajuste salarial dos comerciários e o pagamento do 13º salário, devem injetar recursos relevantes, cerca de R$ 640 milhões na economia da região, estimulando o crescimento nas vendas principalmente segmentos como vestuário, calçados, brinquedos, eletrônicos, perfumaria, cosméticos, joalheria e alimentos. O comércio eletrônico regional também deve registrar aumento expressivo, acompanhando a tendência nacional de expansão das compras online.

Os lojistas de Araçatuba relatam um clima de otimismo para o período, impulsionado pelo movimento crescente observado desde novembro por ocasião da black friday e, pela maior confiança do consumidor. Muitos consumidores têm buscado antecipar compras para garantir preços melhores e evitar aglomerações, porém, a expectativa é de que a semana que antecede o Natal registre o maior fluxo de consumidores nas lojas de rua, calçadão, galerias comerciais e shopping centers.

Para atrair consumidores e estimular as vendas, o comércio local aposta em promoções especiais, condições facilitadas de pagamento, parcelamentos estendidos, ações temáticas e horários ampliados de atendimento durante o período natalino. Lojistas também têm reforçado investimentos em atendimento digital, vendas via redes sociais e integração entre loja física e online.

Para boa parte dos estabelecimentos da região, o mês de dezembro pode representar até 30% do faturamento anual, tornando o período essencial para o fechamento das contas e para a recuperação financeira após meses de atividade moderada.

Com o tíquete médio que deve girar em torno de R$ 200,00, a expectativa geral é de que o Natal, somado ao impacto do 13º salário e ao aumento das atividades festivas e de confraternização, resulte em um dezembro de desempenho positivo para o varejo de Araçatuba como polo regional de compras, consolidando o fim de ano como o melhor momento comercial de 2025 para o setor.

Conforme convenção coletiva de trabalho firmada entre o Sindicato do Comércio Varejista de Araçatuba e Região – Sincomércio e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Araçatuba e Região – Sincomerciários, ficou definido o horário do comércio no horário noturno para facilitar ao consumidor realizar as sua compras de natal com mais conforto e comodidade, como segue: a partir de sexta-feira dia 12 até o dia 23, o funcionamento será das 9h às 22h, nos sábados dias 13 e 20, o horário será das 9h às 18h e nos domingos dias 14 e 21, o horário será das 9h às 15h.

Gener Silva - Presidente do Sincomércio/Araçatuba e Região

Vice-Presidente da FecomercioSP