Iniciativa do Sebrae-SP e da
FecomercioSP mobilizou já 2,5 mil participantes, entre abril e julho deste ano,
e prevê mais 38 eventos até outubro. O uso de Inteligência Artificial no
comércio foi tema da primeira etapa.
A Inteligência Artificial (IA) deixou de ser coisa do futuro e já se
tornou uma aliada prática do varejo. Com a IA, é possível entender melhor o
comportamento do consumidor, antecipar tendências e até personalizar ofertas de
acordo com o perfil de cada cliente.
Esse é o tema que inicia o programa Loja do Futuro – edição 2025. Por
meio da parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas
Empresas (Sebrae-SP) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São
Paulo (FecomercioSP), a iniciativa está acelerando a transformação tecnológica do
varejo. Além disso, o conteúdo fornecido fortalece a gestão, promove a
digitalização e abre novas oportunidades para micro e pequenos negócios em todo
o Estado de São Paulo.
Entre abril e julho deste ano, foram realizados 47 eventos,
em parceria com os sindicatos locais do comércio varejista, reunindo 2.530
participantes na palestra de abertura do projeto. Desse total, 801
pessoas físicas e 1.729 empresas.
A adesão ao programa foi expressiva — 1.630 empresários
inscreveram-se oficialmente, representando 1.382 CNPJs distintos. Os
números demonstram o alcance e o interesse de empreendedores de diferentes
segmentos.
O Loja do Futuro é inspirado nas principais tendências e tecnologias
apresentadas em feiras internacionais — como a NRF, em Nova York, nos Estados
Unidos, e a Euroshop, em Düsseldorf, na Alemanha. Sua proposta é integrar
canais físicos e digitais, otimizar processos e tornar as empresas mais
competitivas.
A jornada do programa ocorre em quatro etapas. Tudo começa com a
palestra O Futuro do Varejo — Como a Inteligência Artificial (IA) Pode
Acelerar suas Vendas. Depois, os participantes têm acesso a capacitações
coletivas, consultorias, oficinas sobre o papel estratégico da loja física, uso
seguro de IA, diagnóstico de maturidade digital e soluções personalizadas para
o setor.
Inteligência Artificial: do futuro ao balcão no dia a dia
Tema principal da primeira etapa do Loja do Futuro, a IA chega para
incrementar as vendas, promover mais fidelização e menos desperdício de esforço
em estratégias que não deram retorno. Imagine, por exemplo, poder prever
quais produtos terão maior saída em determinada época ou atender seu cliente de
forma imediata, 24 horas por dia, com um chatbot eficiente. Tudo isso
está ao alcance de qualquer empresa, inclusive as pequenas.
Outro ponto positivo é a gestão mais inteligente do negócio. A IA
ajuda a organizar estoques, evitar descontinuidade nas prateleiras e até
sugerir ajustes de preços conforme a demanda e a concorrência. No dia a dia
do comércio, essas otimizações fazem toda a diferença — reduzem custos,
aumentam a margem de lucro e liberam tempo para que o empresário foque no que
realmente importa, que é cuidar do relacionamento com o cliente. Em outras
palavras, a IA não substitui o dono do negócio — ela dá suporte para que ele
tome decisões mais rápidas, seguras e lucrativas.
Próximas etapas
Os eventos acontecerão em diversas regiões, ampliando o alcance da
iniciativa e intensificando o compromisso da FecomercioSP e do Sebrae-SP
com a inovação no varejo paulista. O programa abre novas oportunidades para os
empresários participarem de diversos projetos e canais disponibilizados pelo
Sebrae-SP, como a Vitrine Loja do Futuro, que conta com material digital de apoio para o mundo virtual.
Sobre a FecomercioSP
Reúne líderes empresariais, especialistas e consultores para fomentar o desenvolvimento do empreendedorismo. Em conjunto com o governo, mobiliza-se pela desburocratização e pela modernização, desenvolve soluções, elabora pesquisas e disponibiliza conteúdo prático sobre as questões que afetam a vida do empreendedor. Representa 1,8 milhão de empresários, que respondem por quase 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e geram em torno de 10 milhões de empregos.